O Grunge Em Foco

23/05/2016

                                               

O grunge nasce com a estética cool  que ia contra tudo o que havia na moda e na música no fim dos anos 80 e começo dos 90 nos Estados Unidos.

 

Trouxe a visão para o estado de Washington, e veio com a finalidade de dar liberdade para o jovem ser ele mesmo.

 

Nasce inicialmente na música , como forma de revolta contra o rock glam que era o exagero do brilho e do laquê.

 

O estilo grunge é mais alternativo, cool e se desprende totalmente do que é high, na moda traz um estilo "largado"e unissex, ceroulas sobre calças, roupas de couro sintético, jeans destroyed, gorros, camisetões com frases, casacos de lã faziam a cabeça dos fãs de bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, e o inesquecível Kurt Cobain.

 

 

 

 

 

Uma peça que foi o UP do grunge,  foi a camisa xadrez flanelada que foi "roubada" dos lenhadores canadenses , que a utilizavam por ser um material bom, barato e durável, amarradas a cintura (havia uma oscilação de temperatura muito grande era sempre bom ter por perto) ou trajando, elas estavam sempre presentes.

 

 

 

 

As peças geralmente usadas pelos propulsores do grunge na moda, eram compradas em brechós (em alguns casos militares) o que dava um charme inconfundível as peças e uma liberdade de criação incrível.

 

Apesar de haver um estilo unissex na hora de vestir, surgiu para as meninas também uma outra vertente, o kinderwhore.

O kinderwhore (significado) era o grunge mais afeminado mas sem fugir da essência do movimento, mini saias e o eterno terninho usado por meninas nas séries americanas.

 

 

 

 

No mainstream Marc Jacobs quando assume a Perry Ellis tenta levar para o high da moda o grunge , não sendo bem aceito e acaba sendo demitido da marca. Na coleção que abusava de vestidos esvoaçantes e suéteres de mendigos Jacobs também tentou retratar as calças de material mais refinado pra fazer um hi  low como conhecemos hoje .

 

 

 

 

 

Anna Sui também mostrou o grunge nas passarelas, abusou do xadrez em uma coleção icônica .

 

 

 

 

 

Esse movimento alterou bruscamente o modo de vestir dos jovens da época e vem influenciado até hoje, uma comparação básica que pode se fazer é o folk/hippie chic que dominam os festivais de música eletrônica .

 

 

 

 

 

 

 

Please reload